segunda-feira, 4 de abril de 2016

Hora da Leitura Digital: Sandra Pesavento

Sandra Pesavento
Resultado de imagem para Sandra pesavento
Sandra Jatahy Pesavento (Porto Alegre, 1945 - 2009) foi uma professora, historiadora, escritora e poeta brasileira. Professora da UFRGS, trabalhou primeiramente com uma visão de história econômica e formação de classe no Rio Grande do Sul, de vertente marxista. No final carreira, destacou-se como importante pesquisadora da História cultural.

Biografia

Doutorou-se em História pela USP em 1987, com pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (1990) e na Paris IV, Sorbonne e École des Hautes Études en Sciences Sociales (1995/97), Paris, França. Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Foi membro da Comissão de Cooperação Internacional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Entre suas publicações contam-se 29 livros, 22 capítulos/ensaios em livros nacionais, 3 capítulos/ensaios em livros estrangeiros, 54 artigos em periódicos científicos nacionais, 13 artigos em periódicos científicos estrangeiros, 17 publicações em anais de congressos.
Sandra morreu de parada cardíaca (infarto) no Hospital Mãe de Deus , sendo homenageada nacionalmente em vários encontros de historiadores.

Homenagens

Em 2013, a Associação Nacional de História (ANPUH) lançou o Prêmio Teses Sandra Jatahy Pesavento em História Cultural cujo objetivo era premiar bianualmente trabalhos na área em que a pesquisadora havia sido destaque.

Em 2015, a Seção gaúcha da ANPUH realizou um colóquio de História Cultural da Cidade com o nome da professora Pesavento. Ela havia escrito já trabalhos sobre o tema.

Principais Livros Publicados

Visões do Cárcere (2009)

Os Sete Pecados da Capital (2008)

Uma outra cidade: o mundo dos excluídos no final do século XIX (2001)

Imaginário da cidade: representações do urbano (Paris, Rio de Janeiro e Porto Alegre) (1999)

A burguesia gaúcha: dominação do capital e disciplina do trabalho (RS 1889-1930) (1988)

Guia preliminar de fontes para o estudo do processo de industrialização no Rio Grande do Sul (1889-1945) (1986)

A Revolução Farroupilha (1985)

Nenhum comentário:

Postar um comentário